Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ESTUDO: alguns relatos do livro de Daniel

DANIEL

O livro de Daniel não está colocado em uma cronologia seqüencial, o que poderemos ver com a sua leitura, no entanto dele podemos ter uma visão sobre todas as escrituras, desde o velho testamento nos cumprimentos de profecias, e poder de Deus, como a fidelidade de Deus em Suas palavras, e seguindo com visões sobre o Novo testamento com a vinda de Jesus, bem como com profecias que hão de ser cumpridas, como se vê em outras passagens bíblica e no livro de apocalipse.

 

(cap...1).

Mas a principio foi com o cumprimento das profecias de Jeremias-cap...16, Ezequiel-cap...22/23, entre outras proferidas pelos profetas de Deus, Nabucodonosor rei da Babilônia sitiou Jerusalém e levou muitos em cativeiro, bem como seus tesouros da casa do Senhor, isto no terceiro ano do reinado de Jeoaquim sobre Judá; exigindo que viessem ao palácio jovens bem instruídos para lhe ensinarem a cultura e a língua dos caldeus, entre eles estavam Daniel, Hanannias, Misael, e Azarias, sendo lhes trocados os nomes para Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego respectivamente, aos quais Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria, e a Daniel a inteligência de todas as visões e sonhos, com suas interpretações.

Daniel, sendo servo de Deus , não quis se contaminar com as iguarias do rei no palácio fazendo este pedido ao que os serviam, bem como para seus companheiros, e pelo prazo de dez dias foram alimentados apenas com legumes e água, e foi comprovado a poderosa mão de Deus sobre eles, sendo que estes se sobressaiam sobre os demais que de todas as iguarias e vinhos do rei se alimentavam, portanto assim continuaram a não se contaminar, e quando apresentados todos quantos estavam cativos no palácio, o rei escolhera estes para os servir.

( cap.. 2)

Tendo o rei dado ordem para que todos os sábios da Babilonia fossem mortos, pois não haviam adivinhado e interpretado um sonho que tivera, e entre eles estavam Daniel e seus companheiros. No entanto quando Daniel soube o porque do decreto do rei, pediu para estar em sua presença e tendo lhe sido concedido um tempo para esta questão; assim reunio-se aos seus companheiros para que rogassem a Deus neste negocio. Tendo Deus dado a Daniel visão sobre o sonho e sua interpretação, o qual reconhece as misericórdias e poder de Deus (cap..2: 19/20- Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu.

Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força;)

Cap.. 2: 27/49-Respondeu Daniel na presença do rei, dizendo: O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem declarar ao rei; Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de acontecer nos últimos dias; o teu sonho e as visões da tua cabeça que tiveste na tua cama são estes: Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos, acerca do que há de ser depois disto. Aquele, pois, que revela os mistérios te fez saber o que há de ser. E a mim me foi revelado esse mistério, não porque haja em mim mais sabedoria que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração. Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta estátua, que era imensa, cujo esplendor era excelente, e estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível. A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de cobre; As pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro. Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou. Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra. Este é o sonho; também a sua interpretação diremos na presença do rei.

Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória. E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro. E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual dominará sobre toda a terra. E o quarto reino será forte como ferro; pois, como o ferro, esmiúça e quebra tudo; como o ferro que quebra todas as coisas, assim ele esmiuçará e fará em pedaços. E, quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois viste o ferro misturado com barro de lodo. E como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil. Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro. Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação. Então o rei Nabucodonosor caiu sobre a sua face, e adorou a Daniel, e ordenou que lhe oferecessem uma oblação e perfumes suaves. Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério. Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província de babilônia, como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios de babilônia. E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei.

Ensino para nossos dias:

Nesta profecia vimos que primeiramente temos que ser fiel a Deus, como o era Daniel, não nos contaminando com as coisas deste mundo, e sim buscando as que são de Deus, e, apesar de bem jovem, nos ensina que em qualquer assunto devemos consultar a Deus, pois Dele vem a sabedoria e o Poder, e assim fez a interpretação ao rei, as quais por passagens bíblicas podemos saber que já haviam sido profetizadas e também conferir seu cumprimento (neste mesmo cap. 2-vers.. 36/43) (cap..4; 16, 28, 31/32;) (Ester cap..1), (Isaías cap. 13:17/18) entre tantos outros que relatam sobre o reinado do medo e Persas, ( sendo que no passar do tempo esta interpretação ficará bem mais esclarecida.

Não restando duvidas que já é previsto o que ainda está por vir( vers.. 44/45- Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação, ) , e será o reino eterno que subsistirá para sempre, do qual será povo aqueles que crerem no Salvador Jesus-

"Lucas 1:31/33-E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim."

"João 3;15/17-Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

"2 Pedro 1:10/11-Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo."

(cap.. 3) de nossa fidelidade a Deus vem o SEU PODER sobre nós.

Tendo o rei construído uma estatua de ouro decretou que toda a nação deveria se prostrar e adorar diante dela, no entanto os companheiros de Daniel não o deram ouvidos, sendo fiel a Deus

-vers.. 14/19- Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.

Vers.. 22/30- E, porque a palavra do rei era urgente, e a fornalha estava sobremaneira quente, a chama do fogo matou aqueles homens que carregaram a Sadraque, Mesaque, e Abednego. E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente. Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus. Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo. E reuniram-se os príncipes, os capitães, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles. Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus. Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este. Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de babilônia.

Ensino para nossos dias:

Com esta passagem, podemos aprender muita coisa que Deus nos quer falar, primeiro quer nossa fidelidade a Ele, para que Ele nos guarde e nos livre,

" Não terás outros deuses diante de mim; Deuteronômio 5:7"

"E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás. Lucas 4:8"

Não que signifique que assim sendo, não venhamos a ter tribulações,como vemos no texto Deus permitiu que os jovens fossem jogados na fornalha, e nós vivemos neste mundo, em meio a trevas, debaixo de leis humanas, mas nossa fidelidade a Deus nos trará livramento:

"Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas. Salmos 34:19"

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33" .

E ainda com nossa vida em fidelidade a Deus somos observados por quem não crê, e por nosso testemunho passam a crer em um Deus vivo que tudo pode, sendo visto no texto acima que os homens que jogaram os três jovens na fornalha foram mortos, no entanto ali na fornalha junto a Eles estava o Salvador, que livrando-os não permitiu nem que um fio de cabelo fosse queimado, sendo visto pelo rei que passou a acreditar neste verdadeiro Deus que vive entre nós, passando decretos que ninguém de seu povo falassem contra este Deus Vivo, e ainda prosperando a vida daqueles jovens por decretos. Assim Faz Deus conosco hoje, pode permitir as aflições mas não nos desampara nem nos deixa

"Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Hebreus 13:5"

Cap.. 4- Deus está no comando

Novamente o rei Nabucodonosor teve um sonho interpretado por Daniel, que lhe dissera sobre a sua soberania, que provinha de Deus,

( cumprimento da profecia proferida em Ezequiel Cap.. 27:5/8- Eu fiz a terra, o homem, e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder, e com o meu braço estendido, e a dou a quem é reto aos meus olhos.E agora eu entreguei todas estas terras na mão de Nabucodonosor, rei de babilônia, meu servo; e ainda até os animais do campo lhe dei, para que o sirvam.E todas as nações servirão a ele, e a seu filho, e ao filho de seu filho, até que também venha o tempo da sua própria terra, quando muitas nações e grandes reis se servirão dele.E acontecerá que, se alguma nação e reino não servirem o mesmo Nabucodonosor, rei de babilônia, e não puserem o seu pescoço debaixo do jugo do rei de babilônia, a essa nação castigarei com espada, e com fome, e com peste, diz o SENHOR, até que a consuma pela sua mão;);

alertando-lhe Daniel para se humilhar para que sobre ele não viesse o cumprimento de seu sonho de que seria retirado de seu reino e sobre a terra viveria como um animal até que reconhece ao verdadeiro Deus que sobre tudo domina.. Profecia cumprida neste mesmo capitulo, logo após doze meses, pois o rei continuava se achando soberano sobre tudo, e que tudo o que possuíra e que o fato de que todas as nações a ele lhe serviam era por sua própria glória :

( vers.. 27/33- Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniqüidades, usando de misericórdia com os pobres, pois, talvez se prolongue a tua tranqüilidade.Todas estas coisas vieram sobre o rei Nabucodonosor.

Ao fim de doze meses, quando passeava no palácio real de babilônia,

Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?

Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino.

E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.

Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves.)

E tendo o rei visto e sentido tudo quando lhe fora proferido por Daniel, que servia ao Deus verdadeiro, lhe veio o entendimento de que Deus estava no comando, e se humilhando, reconheceu que Deus é quem reina sobre todos os homens, mesmo estando este no poder aqui na terra como ele estivera,

e, assim foi terminada o cumprimento da profecia,

(vers.. 26:E quanto ao que foi falado, que deixassem o tronco com as raízes da árvore, o teu reino voltará para ti, depois que tiveres conhecido que o céu reina.

Sendo restituído o reinado ao rei Nabucodonosor, que reconheceu que Deus pode humilhar os que andam na soberba.

(vers.. 36/37- No mesmo tempo tornou a mim o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e buscaram-me os meus conselheiros e os meus senhores; e fui restabelecido no meu reino, e a minha glória foi aumentada. Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba.

Ensinamento para nossos dias:

Com este capitulo Deus nos mostra claramente que está no comando sobre todas as coisas, e que todas as suas palavras se cumprem, como em toda as Escrituras Sagradas,.

E sendo que quando dá um dom a alguém, este deve desenvolve-lo sempre dando graças e glórias a Deus que lhe sustenta, porem se começar a se vangloriar Deus lhe retira o cumprir com o dom, e só o pode restituir quando for reconhecido por quem o recebeu que de graça o recebeste de Deus e por Deus lhe fora dado a capacidade para o cumprir, e se nos humilharmos diante da presença de Deus, quer seja nas forças, ou nas fraquezas, Deus nos sustentará. Pois não escolhe os capacitados, mas sim capacita os escolhidos.

 

Cap.. 5- o poder de Deus e seu querer em fidelidade

Apos Nabucodonosor, reinou em seu lugar seu filho Belsazar, que de tudo quanto seu pai havia recolhido do despojo de Israel, bem como dos utensílios da casa de Deus, fez que o trouxessem em sua presença utilizando deles para suas delicias e adoração a outros deuses, sendo-lhe dado uma visão que lhe perturbou, a qual só por Daniel viera a ser interpretada,

vers.. 18/31- O rei! Deus, o Altíssimo, deu a Nabucodonosor, teu pai, o reino, e a grandeza, e a glória, e a majestade. E por causa da grandeza, que lhe deu, todos os povos, nações e línguas tremiam e temiam diante dele; a quem queria matava, e a quem queria conservava em vida; e a quem queria engrandecia, e a quem queria abatia. Mas quando o seu coração se exaltou, e o seu espírito se endureceu em soberba, foi derrubado do seu trono real, e passou dele a sua glória. E foi tirado dentre os filhos dos homens, e o seu coração foi feito semelhante ao dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; fizeram-no comer a erva como os bois, e do orvalho do céu foi molhado o seu corpo, até que conheceu que Deus, o Altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens, e a quem quer constitui sobre ele. E tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isto. E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos à tua presença os vasos da casa dele, e tu, os teus senhores, as tuas mulheres e as tuas concubinas, bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e de quem são todos os teus caminhos, a ele não glorificaste. Então dele foi enviada aquela parte da mão, que escreveu este escrito. Este, pois, é o escrito que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM. Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou. TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas. Então mandou Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu reino. Naquela noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus. E Dario, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos.

(cumprimento da profecia de Zacarias 2:7/9- Ah! Sião! Escapa, tu, que habitas com a filha de babilônia. Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Depois da glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho. Porque eis aí levantarei a minha mão sobre eles, e eles virão a ser a presa daqueles que os serviram; assim sabereis vós que o SENHOR dos Exércitos me enviou.)

Para nosso ensinamento:

Aqui neste capítulo Deus nos pede fidelidade quanto ao que lhe devemos, em todos os dízimos, os do coração, e os dos frutos dos quais Ele nos dá a semente, bem como de que nada do lhe pertence deve ser usado de forma imprópria por quem os administra, pois Deus lhe cobrará. Sendo ainda nos deixado novamente a promessa de que somos guardados por Ele, como jóias preciosas, quando somos a Ele fiel.

 

Cap.. 6- novamente Deus mostra que quer fidelidade a Ele tão somente, e, por Ele é recompensada com livramento.

Dario como rei, constituiu, três presidentes, entre eles estava Daniel que se destacava pelo poder de Deus, e os demais lhe tinham invejas, e tentavam de todas as formas acusa-lo diante do rei, e não achando defeito algum nele, persuadiram ao rei fazer um decreto de que por 30 dias ninguém em seu reinado poderia fazer orações e petições a qualquer deus ou homem que não a ele , sob pena de ser lançado na cova dos leões, o rei, e assim ficou decretado,

Sendo Daniel fiel a Deus, e como de costume já fazia suas orações, suplicas e petições por três vezes ao dia, mesmo sabendo do decreto do rei, não deixou sua fidelidade a Deus e continuou em seu costume, sendo acusado perante ao rei, que mesmo sendo conhecedor das maravilhas de Deus e reconhecendo a Daniel como servo do Deus vivo, não pode voltar atrás com seu decreto, chamando a Daniel para que lhe fosse jogado na cova dos leões, portanto tendo compaixão dele, não se deliciou com os seus costumes diários, tendo até mesmo perdido o sono.

(vers.. 16/18- Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará. E foi trazida uma pedra e posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus senhores, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel. Então o rei se dirigiu para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono)

E Deus sendo fiel em suas palavras, livrou a Daniel, fechado a boca dos leões famintos, tendo todos dormido, bem como Daniel. Mostrando ainda o que ocorre com aqueles a quem acusa seus servos sem motivos, e, ainda , alegrando o coração do rei, que embora fosse de outra linhagem, tivera feito vigília por ele, e quando confirmara o Poder do Deus vivo, o reconhece passando decreto entre as nações para que temessem ao Deus de Daniel, e a ele lhe dera poder.

(vers.. 19/28- Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei, e foi com pressa à cova dos leões. E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?

Então Daniel falou ao rei: O rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. Então o rei muito se alegrou em si mesmo, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus. E ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos. Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada. Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim. Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões. Este Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario, e no reinado de Ciro, o persa"

Para nosso ensinamento:

Neste capítulo Deus nos confirma que é o mesmo desde a fundação do mundo e o será eternamente, assim como fizera a Sadraque, Mesaque e Abednego, o fez com Daniel, e da mesma forma foi dado o testemunho de ser o Deus vivo, para que Nele crerem os que não os temiam. E Assim é para conosco nos dias atuais, sendo o mesmo Deus vivo, nos ensinando que em qualquer circunstância devemos ser fiéis a Deus, pois mesmo Ele permitindo tribulações nos dará o livramento, mas devemos seguir o exemplo que Deus nos deixa de Daniel, o qual a Deus orava três vezes todos os dias, clamando por suas misericórdias, livramentos e poder, dando a Deus toda a honra sobre o poder que recebia dos reis terrenos, sendo sempre fiel a Deus. Ficando ainda seu testemunho para que muitos se convertessem ao verdadeiro Deus, e, assim tem que ser nossa vida cotidiana.

CAP 7

Vers.. 1 -No primeiro ano de Belsazar, rei de babilônia, teve Daniel um sonho e visões da sua cabeça quando estava na sua cama; escreveu logo o sonho, e relatou a suma das coisas.

-Este primeiro ano de reinado, se deu mais ou menos a 50 anos depois da visão de Nabucodonosor teve sobre a imagem de estatua– como se vê no cap..2, e estas visões tem muitas coisas em comum,

relatam sobre os reinos que haviam de vir após Nabucodonosor, bem como já visões sobre o que ainda há de vir, como proferido em Jeremias caps.. 50 e 51.

-no vers.. 2 faz referencia a visão dos quatro ventos do céu que agitavam o grande mar.

Nas Escrituras sagradas são muitas as passagens que nos relatam quanto a estes quatro ventos:

- em 1 Crônicas vemos muito sobre genealogia e no Cap9 ver 4 diz sobre os porteiros dos quatro lados da cidade da Casa de Deus com seus habitantes, logo vemos que os quatro lados podem ser vistos como a guarda de Deus sobre seu povo, refere-se ao termo posto para os povos, e na visão de Daniel os ventos do céu agitavam o Mar Grande, que segundo diversas passagens bíblicas é relatado como sendo termo da habitação dos povos por exemplo algumas– Números 34:6/7; Josué, 1:4; 15:12 e 47; 23:4- Ezequiel Cap.. 47: 15,19,20; cap..48:28;- e no próprio livro de Daniel no cap.. Daniel 11:45(onde veremos parte do cumprimento destas visões). E se os ventos dos céus se agitavam no Mar grande, podemos interpretar como sendo a tribulação sobre os povos, sendo que na seqüencia a visão é sobre os quatro animais saindo deste mar, que significam quatro reinos como será visto a interpretação no vers.. 17 e como já visto na visão do rei no cap..2)

. Sendo o primeiro como leão, (também profetizado em Amós cap..3 como tribulação sobre os povos e seus reinados); o segundo como urso (também no livro de Amós cap..5, sendo que Deus pede a conversão dos povos); o terceiro como leopardo ( livro de Oséias cap.. 3 refere-se como vigia do Senhor quanto aos feitos de seu povo e reis, confirmado em Jeremias 5:6), e, o quarto e último sendo como uma figura que não se parecia com ser vivente, mas como na visão do rei no cap.. 2 referia-se como os reinados, sendo que pela insolência de um de seus chifres (vers..11), este animal fora morto e queimado, e querendo mais saber Daniel quanto a esta visão pelo Ancião que lhe mostrara foi dito que este animal era o um quatro reino sobre a terra que a tudo pisará (vars.23), sendo os dez chifres, dez reis que se levantarão daquele reino, e aparecerá outro que deles abaterá a três é justamente o que proferirá blasfêmias contra o Senhor, (vers..24,25), no entanto virá o juízo eterno sobre ele, e Terá um reinado para todo o sempre(vers..26/27), como já citado no Cap..,2 acima.

E Daniel sendo servo fiel e intercessor dos povos perante a Deus, se entristeceu, mais guardou a visão em seu coração, pois sabia que eram vindas de Deus.

Mesmo tendo confirmações nas escrituras quanto a parte do cumprimento destas visões, como também profetizado por Jeremias 51, Ezequiel 27, por exemplo o domínio do rei dos medos e da Pérsia e após a restauração dos muros de Jerusalém(no próprio livro de Daniel cap..2 e10; em Esdras 4,6 e 9; Ester 10; 2 Crônicas 36, e depois com a vinda de Cristo Novo Testamento ) , podemos ver que estas visões também são futuristas, pois no Livro profético do Apocalipse muito se fala sobre esta visão.

 

Ensinamento para nós cristãos hoje:

Como já sabemos que o único e suficiente Salvador é Jesus Cristo, que é o Caminho a verdade e a vida, sendo a Nova e eterna aliança de Deus para conosco, devemos cumprir com os Evangelhos do Reino de Deus que será eterno, e somente nestas palavras da verdade termos plena fé e confiança, nos preparando, estando vigiando e cumprindo com Seu mandar, aguardando o retorno do Salvador em glória, divulgando isto entre os povos.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.João 14:6

E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.2 Pedro 2:2

Cap.. 8

Neste capítulo Daniel voltou a ter uma visão, parecida com a anterior, no entanto bem específica com relação ao final dos tempos, tendo o carneiro e o bode, interpretados nos vers.> 15 ao 27

E aconteceu que, havendo eu, Daniel, tido a visão, procurei o significado, e eis que se apresentou diante de mim como que uma semelhança de homem. E ouvi uma voz de homem entre as margens do Ulai, a qual gritou, e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão. E veio perto de onde eu estava; e, vindo ele, me amedrontei, e caí sobre o meu rosto; mas ele me disse: Entende, filho do homem, porque esta visão acontecerá no fim do tempo. E, estando ele falando comigo, caí adormecido com o rosto em terra; ele, porém, me tocou, e me fez estar em pé. E disse: Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira; pois isso pertence ao tempo determinado do fim. Aquele carneiro que viste com dois chifres são os reis da Média e da Pérsia, Mas o bode peludo é o rei da Grécia; e o grande chifre que tinha entre os olhos é o primeiro rei; O ter sido quebrado, levantando-se quatro em lugar dele, significa que quatro reinos se levantarão da mesma nação, mas não com a força dele. Mas, no fim do seu reinado, quando acabarem os prevaricadores, se levantará um rei, feroz de semblante, e será entendido em adivinhações. E se fortalecerá o seu poder, mas não pela sua própria força; e destruirá maravilhosamente, e prosperará, e fará o que lhe aprouver; e destruirá os poderosos e o povo santo. E pelo seu entendimento também fará prosperar o engano na sua mão; e no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem em segurança; e se levantará contra o Príncipe dos príncipes, mas sem mão será quebrado. E a visão da tarde e da manhã que foi falada, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque se refere a dias muito distantes. E eu, Daniel, enfraqueci, e estive enfermo alguns dias; então levantei-me e tratei do negócio do rei. E espantei-me acerca da visão, e não havia quem a entendesse.

Para nosso ensino:

Com estas visões no livro de Daniel, que são parecidas, e versam sobre um mesmo assunto, creio que Deus quer nos confirmar que tudo quanto revela é para cumprimento, sendo que se são revelações do Deus vivo, elas serão confirmadas, e cumpridas, confirmando estas revelações, como podemos ver em citações de outros profetas. Sendo que o que Deus revela é para nosso conhecimento e para que busquemos por Ele como um Deus vivo, mais o que está por vir como revelações do apocalipse que já são proferidas por estes profetas da antiguidade é para que estejamos preparados e firmes em Cristo Jesus para o tempo do fim; no entanto , e que não cabe a nós ser revelado, não é para nosso entendimento, pois pertence a Deus que é Criador de todas as coisas, que existem e subsistem por Ele e para Ele, e isto é nos predito por Jesus:

Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.João 1:18

Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.Marcos 13:32

Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.Mateus 24:36

Cap9 Daniel intercessor pelo povo de Deus

neste capítulo já podemos ver cumpridas partes de visões anteriores, pois se passa no primeiro ano do reinado de Dario, filho de Assuero da linhagem dos medos, tendo Daniel pelas escrituras o entendimento que a profecia de Jeremias, quando Deus falará que a assolação de Jerusalém duraria setenta anos, isto devido a desobediência do povo de Deus que não lhe dera ouvidos quanto as leis que enviaste por Moisés, nem mesmo por Suas palavras proferidas pelos profetas, e reconhecendo todo o pecado do povo e a justiça de Deus, intercedia a Deus pelo povo que mesmo estando sofrendo as consequências de suas iniqüidades não se voltavam a Deus, ( vars. de 1 a 19)

"-vers.. 18/19-Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias. O Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome."

E continuando em sua oração lhe veio o anjo Gabriel que lhe tocando o instruiu de que suas suplicas haviam sido ouvidas por Deus, e lhe viera para lhe dar entendimento quanto ao que viria a acontecer, revelando-lhe de que haveria de ser reconstruído o templo, bem como sobre as setenta semanas, já versando sobre a vinda de Jesus e seu sacrifício na cruz, bem como até os tempos do fim.

-quanto a reconstrução do templo temos nas ordens do rei Ciro, que já houvera sido escolhido de Deus para este intuito conforme as profecias de Isaías:

Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado.Isaías 44:28

Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.Isaías 45:1

Eu o despertei em justiça, e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade, e soltará os meus cativos, não por preço nem por presente, diz o SENHOR dos Exércitos.Isaías 45:13

Vindo a ser cumpridas em seu reinado: (2 Crônicas 36-22/23-Porém, no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, o SENHOR seu Deus seja com ele, e suba.)

Sendo revista no reinado de Artaxerxes, até o reinado de Dario que achando o que houvera sido decretado por Ciro deu ordem para reconstrução. ( de tudo isto podemos comprovar no livro de Esdras)

-quanto a vinda de Cristo tudo nos está esclarecidos nos quatro evangelhos do Novo Testamento.

-quanto ao tempo do fim, temos que estar preparados.

Para nosso ensinamento e reflexão

este capitulo ensina o quanto é importante o valor da intercessão, devemos seguir o exemplo de Daniel, o que Deus já nos ensina em outras passagens bíblicas: Isaías 59:14/21; Ezequiel 22:30; entre outras, mas seu povo continua sem desenvolver este dom que vem de Deus.

Mas glórias a Deus que pela Sua Santíssima graça nos deu Jesus por Salvador que é nosso verdadeiro intercessor, e é em o Nome Dele que devemos fazer nossas petições ao Pai, no entanto como humanos chegamos a ser tão fracos que nem para isso achamos forças em muitas vezes, mas Deus conhecendo-nos nos Deixou Seu Santo Espirito que de acordo com nosso coração intercede por nós e isto com gemidos inexprimíveis diante de nossa falha humana:

-Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.1 João 2:1

-Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;Hebreus 9:24

-E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.Romanos 8:26

CAP 10, 11 E 12

No inicio do capítulo 10 vemos que se dá no terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia , quando foi revelada uma visão a Daniel, no entanto este para obter-la por três semanas já houvera feito jejuns, suplicas e orações, tanto que quando da visão no rio Tigre, a qual é uma confirmação de todas as demais visões sendo revelações pelo enviado do Senhor, outros homens estavam com ele no entanto temeram e se esconderam, pois não estavam preparados para tal., mesmo Daniel que estando com o espirito ligado a Deus desfaleceu em fraquezas, no entanto fora fortalecido por Aquele que lhe falara, e ainda dizendo:

vers.. 12: Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.

Na seqüencia explica que só naquele momento chegara, pois nos é revelado que entre os céus e a terra também há "guerras" – vers.. 13/14: Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. Agora vim, para fazer-te entender o que há de acontecer ao teu povo nos derradeiros dias; porque a visão é ainda para muitos dias.

Seguindo no capítulo 11 se vê que a revelação já deveria vir desde o primeiro ano de Dario, no entanto já estava no terceiro ano, e tudo quanto foi revelado por Aquele que lhe falara fazem referencias as demais visões que Daniel já houvera tido, quanto aos reinados e seus conflitos, no entanto chegará o fim, como é revelado no capítulo 12 por Aquele que lhe falara, alertando que deve haver perseverança para ser alcançado- vers.. 12/23: Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias.

Para nosso entendimento:

Deus nos mostra nestes capítulos que existem coisas que o homem desconhece, no entanto tudo quanto por Ele é dado interpretação vem a Sua revelação bem como o cumprimento, e para isto temos que estar em comunhão com Ele, sendo fiéis às suas palavras, tendo plena fé e confiança Nele somente, que é Criador de todas as coisas, vejamos algumas passagens que as escrituras nos ensina:

-Números capítulo 16;

-Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.Provérbios 29:18

-E, quando Moisés entrava na tenda da congregação para falar com ele, então ouvia a voz que lhe falava de cima do propiciatório, que estava sobre a arca do testemunho entre os dois querubins; assim com ele falava.Números 7:89

-Pois tu, SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, revelaste aos ouvidos de teu servo, dizendo: Edificar-te-ei uma casa. Portanto o teu servo se animou para fazer-te esta oração.2 Samuel 7:27

-E ministravam diante do tabernáculo da tenda da congregação com cantares, até que Salomão edificou a casa do SENHOR em Jerusalém; e estiveram, segundo o seu costume, no seu ministério.1 Crônicas 6:32

-E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Ai da cidade que derrama o sangue no meio de si para que venha o seu tempo! Que faz ídolos contra si mesma, para se contaminar!Ezequiel 22:3

-O Egito se fará uma desolação, e Edom se fará um deserto assolado, por causa da violência que fizeram aos filhos de Judá, em cuja terra derramaram sangue inocente.Joel 3:19

-A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices.Salmos 119:130

-E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.Mateus 2:12

-E, ouvindo que Arquelau reinava na Judéia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá; mas avisado em sonhos, por divina revelação, foi para as partes da Galiléia.Mateus 2:22

-Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?João 11:40

-E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.João 1:14

-Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.Gálatas 1:12

-Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;Romanos 2:5

-Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,Romanos 16:25

-Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.1 Coríntios 11:27

-Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.Mateus 5:18

-Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.Efésios 6:12

-Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.Efésios 6:13

-Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.Mateus 24:13

-Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.Mateus 28:20

-Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.Hebreus 3:14

-Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.2 Timóteo 4:7

-E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.1 Pedro 5:4

-Apocalipse cap..1:1/3-Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu. Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.

Compartilhei aqui alguns relatos do Livro de Daniel, visões, profecias e revelações, no entanto fico apenas em citações bíblicas que leio e compartilho com meus leitores, pois não sou "Teóloga", no entanto existem estudiosos, de teologia, história, e até politica que fazem menção quanto a este livro, principalmente quanto aos tempos do fim, se quando estiver "navegando" quiser se aprofundar no assunto,

deixo abaixo alguns sites que se expressam neste sentido principalmente versando quanto aos capítulos 7 e 9,